quarta-feira, 16 de abril de 2008

Depende de quem morre.

11 de setembro de 2001 - Ataque terrorista às Torres Gêmeas do World Trade Center de Nova Iorque e ao Pentágono em Washington - 3234 mortes e 24 pessoas desaparecidas. 17 de julho de 2007 – acidente com o vôo 3054 da TAM que Partiu de Porto Alegre em direção a São Paulo – 199 mortes. 29 de março de 2008, Isabella Nardoni de 5 anos é brutalmente assassinada, sendo jogada do sexto andar de um prédio. Tragédias que comoveram o Brasil e o mundo, que nunca são ou serão esquecidas e sempre renderão protestos, revolta, homenagens, tristeza, e várias e várias manchetes em jornais, telejornais, etc. E, claro, tudo isso é extremamente compreensível e necessário, afinal, são coisas que qualquer pessoa de bem jamais gostaria de ver.

Enquanto isso, cerca de 16 mil crianças morrem de fome ou problemas a ela associados por dia no mundo. Desde o dia da morte da menina Isabella, morreram, em média, 288.000 crianças da mesma faixa etária dela de fome no mundo. Não quero de forma alguma diminuir a gravidade do assassinato da menina (que, na minha opinião, deveria ser feito com o culpado o que foi feito com ela, pois se ele for mandado a um desses presídios brasileiros, corre sérios riscos de sair de lá jogando pessoas pela janela por esporte) e nem das outras duas tragédias as quais me referi anteriormente, mas alguém leu em algum jornal ou ouviu em algum noticiário algo sobre essa quantidade exorbitante de crianças que morreram durante esses períodos? Alguém ouviu falar de alguma manifestação de solidariedade, revolta ou que as bolsas tiveram graves quedas por conta dessas mortes? Eu não. E os culpados por essas mortes não devem ser punidos também?

E isso que nem me referi à quantidade de pessoas que morrem em nossas favelas diariamente e dos familiares que sofrem com estas perdas sem poder falar ou fazer nada, pois sofrem ameaças a outros entes queridos e a eles mesmos. Alguém escuta alguma notícia dessas mortes? Que eu me lembre, apenas a do jornalista Tim Lopes da Rede Globo. Eu queria tanto, mas tanto entender porque a morte de certas pessoas é mais “valorizada” do que outras, afinal, são todos seres humanos que perderam suas vidas em hora errada e de forma cruel. As mortes das tragédias que eu citei me comovem, claro que comovem, mas as cenas de crianças em meio a guerras, o fato de que 16 mil crianças morrem de fome no mundo por dia, as pessoas nas ruas passando frio e sem lugar pra dormir, famílias inteiras desesperadas por perderem tudo o que conquistaram uma vida inteira com uma tempestade de apenas 15 min, esse descaso com o meio ambiente agredindo todo o tipo de vida que existe no planeta me comovem também, me revoltam e fazem eu perguntar: - Por que?

4 comentários:

Camila disse...

verdade, a midia so mostra o que quer, melhor lutar por uma menina do que por 16mil, melhor falar so de 3mil americanos mortos do que de 1milhao de mortos pelos amrecanos... o que me doi mais eh saber que sou tao pequeninha pra lutar contra tudo isso...
=(

Anônimo disse...

Eu vejo isso como se a imprensa pinçasse alguns destes fatos e divulgasse.
Pq crimes bárbaros e chocantes acontecem todos os dias. Infelizmente
=/

Obg pela visitinha
;)

;********

Anna Flávia disse...

Pois é verdade. A mídia só quer vender.
E eu acho esse caso da Isabella uma exploração. Assim como os outros.

Beijos

O Antagonista disse...

Bela reflexão... sinceramente, eu também gostaria de entender isso.

O que sei é que esse caso Isabela já virou um circo, com a midia alimentando a curiosidade e o ódio da população, e ao mesmo tempo, o ódio e a curiosidade da população alimentando a mídia. Tudo isso numa relação sensacionalista muito perigosa!
Estamos cada vez mais parecidos com os EUA!

Valeu.

 


Templates Novo Blogger 2008