terça-feira, 13 de maio de 2008

Brasil visto de baixo


Hoje, eu vi certas coisas em um site de relacionamentos que me fizeram pensar sobre o modo de vida das pessoas da região sul do Brasil em relação ao seu restante, e de como elas enxergam o que se passa lá por cima. Na hora em que eu estava vendo o que me levou a escrever esse texto, a minha primeira reação foi de deboche total; dei muita risada e pensei: "como algum ser que tem capacidade de raciocínio pode se autochamar desse jeito (tchutchuca, cachorra, cocota, piriguéti), escrever desse jeito, tirar fotos desse jeito e de achar que está agradando?". Um tempo depois, após uma certa reflexão e ver mais perfis de pessoas das mesmas regiões, cheguei à conclusão de que sim, essas pessoas agradam, e conclui que nós aqui do sul não conhecemos o nosso país e não temos noção da realidade presente nele.
O que nos causa espanto aqui, lá é considerado normal. O que consideramos como “putaria”, semi-analfabetismo, ridicularidade, por eles é feito com uma naturalidade incrível, e isso nos leva a ter, quase que automaticamente, aquele pensamento preconceituoso de que “lá pra cima só tem favela, mulheres seminuas dançando o creu, falta de cultura...”. Mas, será que isso é falta de cultura ou apenas uma cultura diferente daquilo que estamos habituados? Claro que aqui também existe pobreza e gente passando necessidade, mas não como lá e nem temos noção de como é aquilo de verdade, por isso digo que não conhecemos nosso país. Será que a grande quantidade de miséria, violência e favelas têm a ver com a personalidade de pessoas que talvez nem estejam nessa realidade (grande parte das tchutchucas, cachorras, manos, tigrões etc, são de classe média alta, pessoas que tiveram ótimo ensino)?

Eu não entendo e não sei se conseguirei entender o que passa pela cabeça da maior parte da galera lá de cima (sem generalizações), mas que fique claro que não tenho nada contra e nenhum tipo de preconceito, apenas não consigo me ver vivendo de tal forma e em tal realidade.

Obs.: Acredito que lá pra cima, com todos os problemas e falta de condições mínimas de vida, eles são mais felizes.

Obs.2: Não faço idéia de quem esteja na foto e não quero fazer nenhuma discriminação ao usar ela. Achei-a no site "pérolas do orkut" e ela expressa bem o que eu quero dizer.

Obs.3: Com certeza não serão apenas pessoas do sul que lerão isso; peço que não se ofendam.

Obs.4: Quanto ao post anterior, já passou, na manhã seguinte tava tudo bem. =)

9 comentários:

Camila disse...

as pessoas daqui tem um estilo playboy de ser mto mais play do q la pra cima, nao sei porque somos mais moderados, mesmo com extravagancias, somos diferentes mesmo, acho que a cultura daqui do sul é de alemães, austriacos, russos etc.. e la pra cima..é uma cultura africana e portuguesa o que nos deixa mto diferentes...nao sei se isso eh bom ou mau.. mas de alguma forma acho estranhas certas atitudes dessas pessoas
beijosss

O Antagonista disse...

Achei que seu texto tem uma preocupação constante de não parecer preconceituosa. Entretanto, de uma maneira geral, você foi, um pouco. Por outro lado, como nordestino, mas não imbecil e alienado, tenho que concordar com você em alguns pontos.

Primeiro, é preciso que fica claro que nem todo mundo que vive nessas regiões compartilha dessa mesma "cultura", porém, esse "jeito" de ser é alimentado pela cultura de massa imposta pela mídia. Como você bem disse, é algo que atinge tanto as classes mais baixas, como os playboys e patricinhas da classe média.
Mas, como ia dizendo... em todo lugar existe gente que concorda e gente que discorda desse tipo de atitude. Ainda bem que você não generalizou... porque não se deve esquecer que a cultura popular do nordeste é infinitamente mais rica do que a de qualquer outra região do país.

As influências da cultura européia (no caso do sul) e da cultura negra e portuguesa(que eu não considero europa nem a pau) - no caso do resto do país - contribuem também para essa diferença a que você se refere. Entretanto, não concordo que as pessoas aqui "em cima" sejam mais felizes. Podem ser mais espontaneas, mais alegres, ter um humor melhor... mas isso não significa felicidade.

Por fim, o que mais me espantou no seu texto é que praticamente tudo que você critica são coisas que existem aí pertinho do sul, em SP e no RJ. Fiquei pensando se nas classes socias mais baixas dos sul do país não há quem goste de porcarias como funk, novelas, gírias de baixo nível e danças medonhas, como a do créu? Não sei, mas acho que também há no sul um pouco de imbecilização de massa, como há no restante do país... talvez menos, talvez bem menos... mas deve haver.

De qualquer forma, gostei do seu texto, é uma reflexão interessante de se fazer, afinal, não está em jogo apenas a questão do desenvolvimento econômico, mas também a cultura e as influências sofridas por este povo ao longo da história.

Valeu.

Cadinho RoCo disse...

Por força da sua sensibilidade, percebo haver mais incômodo do que indignação pelo que observa do nosso país. Fato é que vivemos momento por demais delicado e ainda a pouco, ao comentar em outro blog, limitei-me a dizer: o exemplo vem de cima. É triste e por demais desagradável constatar isso, mas é fato. E saiba que nem o sul do país está isento do que vivemos hoje neste nosso Brasil em franco desgoverno.
Gostei muito da sua sensibilidade e abordagem.
Cadinho RoCo

nd disse...

Gostei da sua abordagem, muito séria, mostra que vc é alguem comprometido c/ os problemas sociais de nosso pais.Li em algum lugar a frase : "Cultura não se discute, apenas se respeita", será que é por ai ? eu não concordo muito com essa frase.
Mas que no Brasil alguns conceitos devem ser corrigidos com a máxima urgência, isso sim.
Bjs e bom feriadão

Wanderson "Wans" disse...

Complicado ler isto e não sentir que apesar de respeitar a todos, não posso negar que essa "cultura", se é que podemos chamar assim, é pobre. No sentido amplo da palavra. Tanto na vivência como interiormente.
Quanto a serem felizes, talvez isto também seja relativo. Afinal, o que eles podem chamar de felicidade, pode não preencher nosso coração.
Sei que posso parecer um preconceituoso, mas não posso deixar de dizer o que sinto.
Complicado minha amiga, complicado.

O Antagonista disse...

Gabi, claro que lembrava do comentário e do texto... e, se não deixei claro no meu loooonnngo comentário, quero dizer que concordo com você no sentido geral do texto, sua observação foi claríssima e madura.
Um beijão, até o próximo texto!

Anônimo disse...

Como o Antagonista falou, vc tentou nao parecer preconceituosa e pra mim, foi. E muito.
E se vc parar para pensar e usar um pouco a consciencia, vai ver que foi sim.
Não quero ser grosseira com vc de forma alguma, até pq vc tem sua opiniao, seu blog e eu leio e participo se quiser.
Mas só posso te dizer que você sabe muito pouco sobre o nordeste. Pouco mesmo.
Me desculpe falar isso, no entanto eu realmente fico louca da vida quando vejo comentarios grosseiros, preconceituosos e ainda mais de pessoas que nao sabem sobre oq estao falando.
Falar que aqui tem muito analfabeto, pobreza, corrupção etc, eu digo que sim, que infelizmente tem. Mas daí a achar que o sul é o melhor lugar do país, que é superior aos outros lugares é egocentrismo, para ser sutil.

Da mesma forma que tem essas coisas bizarras aqui, que se chama dessa forma e tiram esse tipo de foto (nem sei se a 'guria' é daqui do NE), commmm ctz tem muita bizarrice espalhada pelo país todo. E querer julgar esses comportamentos com apenas o conhecimento de uma região é um erro.

Ok, me exasperei, eu sei. E peço desculpas novamente, mas nao consigo ver alguem falando do meu NE e ficar calada.
E isso nao foi só pra vc nao, foi pra quem quiser ler e que pensa dessa forma.

Boa semana
;*

SHEEVR disse...

O pessoal daqui de cima agradece a atenção!

Anônimo disse...

Muito legal o post de você.. mas por favor nao generalize.

Pobreza há em todo lugar. Acredito que não só aqui, mas em todo Brasil esses tipos de cultura ofensiva crescem na medida que nós e nossos governantes não fazemos nada.

Já lei sobre a teoria do caos? Efeito Borboleta... pois é .. não pense que atitudes isoladas não repercutirão ...

Uma desonestidade aqui reflete aí. e vice versa.

Moro em Nova Iguaçu/RJ e fico indignado com todo podre que existe na região e em outros lugares também, oa contrário do que os outros fazem que é fugir para outro canto.. fico e, na medida do possível, tento melhorar em minha volta.


Abraços!

 


Templates Novo Blogger 2008